As melhores práticas em projetos de edificações para condomínios sustentáveis

As melhores práticas em projetos de edificações para condomínios sustentáveis

É cada vez mais comum ver projetos de edificações focados em desenvolver práticas sustentáveis e o Brasil é um dos países que se destacam com a iniciativa. Segundo a GBC Brasil, organização voltada para a sustentabilidade na construção civil, o país já é o quinto com maior número de condomínios sustentáveis no ranking mundial.

Existem diversas possibilidades de práticas sustentáveis a serem aplicadas nos projetos de edificações que vão desde ações de economia de recursos durante a construção, como água e energia, até a implantação de tecnologias e soluções no imóvel pronto, como a energia solar.

Seja como for, os projetos de edificações com práticas sustentáveis são cada vez mais valorizados, especialmente no mercado de alto padrão. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um imóvel sustentável ganha uma valorização entre 10% a 30% no mercado. 

Neste conteúdo, confira algumas das melhores práticas para desenvolvimento de condomínios sustentáveis e se inspire nas soluções para aplicar em seus próximos projetos. Continue a leitura para saber mais!

Tendências para projetos de edificação de condomínios sustentáveis 

Projeto de edificação condomínios sustentáveis

Pensar os projetos de edificações com práticas sustentáveis traz benefícios como a utilização consciente e economia dos recursos naturais. A construção civil é uma das áreas que mais utiliza recursos naturais no Brasil, daí a grande importância de repensar o seu uso para minimizar os impactos no meio ambiente.

Outras vantagens de projetar condomínios sustentáveis estão ligadas a maior modernização e a qualidade de vida oferecida aos ocupantes. Além disso, já citamos acima a valorização do imóvel que potencializa em caso de revenda ou investimentos futuros.

Confira a seguir algumas das tendências para condomínios sustentáveis:

Sensores de presença para iluminação 

No que diz respeito a economia de energia, os sensores de presença podem ser grandes aliados. Instalados no teto ou nas paredes, são úteis para garantir o acionamento automático da luz por onde passar.

Para os moradores é uma tecnologia que oferece mais conforto e praticidade no dia a dia. Trata-se de uma facilidade na hora de transitar pela casa à noite, por exemplo, garantindo maior segurança. Além do mais, ajuda a evitar que as luzes sejam deixadas acesas sem necessidade, oferecendo economia na conta de luz.

Leia também: tendência em AI para residências, condomínios e empresas

Nobreak para suprir falta de energia

Uma forma de proteger os imóveis contra eventuais quedas de energia está no uso de nobreak. Quem atua com o uso ininterrupto de equipamentos de informática como TV ‘s, desktops ou câmeras de segurança, por exemplo, podem se beneficiar da solução.

A tecnologia oferece proteção aos equipamentos conectados ao estabilizar e manter a energia em caso de quedas ou oscilações, sendo útil para diversos equipamentos e situações. Assim é possível manter tudo em funcionamento, mesmo que haja corte na energia elétrica.

Na hora de escolher os equipamentos para os projetos de edificações é importante apostar em fornecedores com produtos de qualidade e desempenho testados. Outro ponto para avaliar é a assistência técnica oferecida, afinal, é melhor descobrir logo o quanto a empresa oferece apoio no pós-venda do que ter dores de cabeça no futuro.

Saiba mais: nobreak: que proteções você terá ao utilizar este dispositivo?

Geração de energia solar

Outra prática interessante para os condomínios sustentáveis é o uso de energia solar. Através da instalação de painéis fotovoltaicos no imóvel é possível captar a incidência solar para transformá-la em energia própria para uso. A energia solar pode ser usada por qualquer equipamento que necessite de energia elétrica.

Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, a geração de energia solar é uma solução sustentável, além de econômica. Sua principal vantagem é a economia na conta de luz, que pode chegar a até 95% do valor a depender da região e do consumo do imóvel.

Equipamentos sem fio

Contar com equipamentos que não precisam de fios e cabeamentos é uma opção para evitar o uso de muitos materiais. Assim, as peças necessárias para o funcionamento da solução são mínimas aumentando a praticidade da instalação.

Para instalar, não há a necessidade de passar cabos através de paredes ou forros, além de ser muito mais ágil. Câmeras de segurança wi-fi, sensores de movimento smart e sistema de detecção e alarme de incêndio são alguns exemplos de soluções que oferecem essa otimização dos recursos. 

Confira:  Condomínios Inteligentes: conheça soluções inovadoras

Invista em soluções inovadoras

Como vimos, incluir práticas sustentáveis nos projetos de edificações proporciona diversos benefícios importantes. Suas aplicações podem impactar na eficiência, segurança e comodidade dos empreendimentos, agradando os investidores. 

Por isso, na hora de definir as melhores soluções para os condomínios sustentáveis, apostem em tecnologias inovadoras. Aproveite para conhecer as soluções da Intelbras para construtoras que ajudam a transformar seus projetos de edificações.

Fonte: Intelbras